quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cingapura

Localizada no sudeste da Ásia a República de Cingapura é uma cidade-estado, ligada ao continente por uma ponte com rodovia e ferrovia. É uma metrópole moderna e um dos portos mais movimentados do mundo. Ao mesmo tempo, essa pequena ilha tropical manteve muitos elementos de seu passado colonial. 


Cingapura


História
Fazia parte do império britânico e era um porto importante e entreposto comercial do leste da Ásia. Sua prosperidade e progresso aumentou com a abertura do Canal de Suez, em 1869, e conseqüente aumento do comércio. 
Foi ocupada pelos japoneses na 2° Guerra Mundial. Se tornou uma colônia da Coroa Britânica em 1946. Então, começou um movimento para se tornar independente. Em agosto de 1965 Cingapura separou-se da Malásia e foi admitida nas Nações Unidas como um estado soberano, se tornou uma República em 22 de dezembro de 1965. 

Economia
Tem grande destaque o refino de petróleo, indústrias eletro-eletronica, equipamentos de engenharia e de precisão. 
Na agricultura, o cultivo é intensivo embora haja muito pouca terra disponível. O país é muito pequeno e por isso não é auto suficiente em comida, arroz, vegetais e carne precisam ser importados.
Os dois itens importantes de exportação nessa área são orquídeas e peixes ornamentais. 
Cingapura importa petróleo cru, comida e insumos químicos. 
Cingapura exporta derivados de petróleo , máquinas e produtos manufaturados. 
Explora o estanho e a borracha natural, as grandes riquezas dessa ilha. Tem indústrias de eletrônicos, alimentos, derivados da borracha e de produtos químicos. Também é sede de bancos de todo mundo e de indústrias multinacionais. 
Localizada em um ponto importante de rotas aéreas e marítimas, Cingapura é um dos maiores centros de transportes e comunicações.


Um comentário: